SCRUM: cinco perguntas e respostas

Práticas ágeis já fazem parte do dia a dia de muitas empresas de tecnologia, que vêem no Agile uma metodologia de desenvolvimento de softwares mais afinada com o mercado e condizente com a demanda cada vez maior por projetos de alta qualidade e menor tempo de desenvolvimento. Dentre as metodologias ágeis, o Scrum é uma das mais utilizadas tendo em vista sua fácil aplicação a qualquer tipo de projeto, não se limitando apenas a projetos de TI. Por esse motivo, neste post trazemos tudo o que você precisa saber sobre ele. Pronto para começar?

1. O que é Scrum?

Scrum é um framework para desenvolvimento de projetos ágeis que tem como base ciclos curtos de desenvolvimento, as chamadas sprints. Cada sprint corresponde a um período de no máximo quatro semanas, cujo encerramento se dá com um produto em condições potenciais para ser entregue ao cliente.Para atingir esses objetivos em um curto espaço de tempo, o Scrum prevê uma equipe de projetos multidisciplinar qualificada, integrada e auto organizada, sem a necessidade de supervisão constante.

2. Quem é quem no Scrum?

De todas as metodologias ágeis, o Scrum é a que tem a melhor definição sobre os papéis dos envolvidos no desenvolvimento do projeto. Diferente do gerenciamento de projetos em cascata, onde existe o papel do gerente de projetos e da equipe, no Scrum temos:

Scrum Master: responsável por facilitar o trabalho da equipe e do Product Owner, servindo como mentor e mediador;

Product Owner: responsável pela construção do Backlog, que é o repositório das informações que direcionam a execução do projeto pela equipe;

Equipe do projeto: time de profissionais que executa os requisitos listados no Backlog de acordo com as melhores práticas do Scrum.

3. Quais são as bases do gerenciamento ágil de projetos com o framework Scrum?

Como todos os métodos ágeis, o Scrum segue as premissas do Manifesto Ágil e tem como princípio para o seu correto emprego, as seguintes bases:

  • Papéis e responsabilidades bem definidos;

  • Reuniões diárias;Gerenciamento de riscos;

  • Padrões de qualidade previamente combinados;

  • Realização de testes regularmente;

  • Documentação do projeto.

4. Quais são as vantagens de adotar o Scrum como método ágil na sua empresa?

Os métodos ágeis foram desenvolvidos justamente para aprimorar o trabalho de desenvolvimento de projetos de alta complexidade, atendendo aos requisitos do cliente com a maior confiabilidade possível. Por esse motivo, ao escolher o Scrum, você tem vantagens como:

  • Melhor qualidade do produto;

  • Maior aderência aos requisitos do cliente;

  • Maior poder de adaptação às mudanças necessárias ao longo do projeto;

  • Flexibilidade para execução de novas funcionalidades;

  • Maior eficiência do time de projetos;

  • Entregas frequentes e funcionais ao longo do projeto;

  • Comunicação clara, objetiva e transparente entre os envolvidos;

  • Maior satisfação do cliente com os resultados finais.

5. Quem pode atuar no desenvolvimento de projetos com Scrum?

O ideal é que o time que for adotar o método Agile como base para o desenvolvimento de projetos tenha pleno conhecimento das melhores práticas de Scrum e possua certificações em métodos ágeis, como a certificação ASF da EXIM ou a certificação PMI-ACP do PMI. O profissional certificado tem a certeza de conhecer os requisitos mínimos exigidos para o desenvolvimento de projetos ágeis e a empresa que faz a contratação tem uma segurança a mais sobre a qualidade do serviço que será ofertado.

Comments