Roberto Pons , PMP, MSc

Coordenador Acadêmico Projectlab, Consultor, Mestre em Gerenciamento de Megaprojetos

Mestre em Gerenciamento de Megaprojetos pela Universidade de Oxford, Inglaterra, Engenheiro Eletrônico com especialização em Ciência da Computação pela Princeton University, EUA, com MBA em Gerênciamento de Projetos pela FGV, certificado como PMP pelo PMI, coach certificado pelo Instituto Internacional de Coaching. Atua como empresário, palestrante, professor e consultor de projetos. Autor e revisor técnico de artigos, desenvolvedor voluntário de novos padrões de GP como o Guia PMBOK, o padrão de Riscos do PMI e a norma de Gestão de Projetos da ISO 21.500 junto à ABNT. Foi professor de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da FGV, COPPEAD e UFRJ, e atual responsável acadêmico pelos cursos e produtos da RMC - Rita Mulcahy oferecidos pela Projectlab no Brasil.

Sueli Marquet , PMP, PMI-SP, ITIL

Consultora e Instrutora

Engenheira civil com pós-graduação em Gestão Corporativa e Análise de Sistemas, com experiência em análise de negócios, processos, desenvolvimento de metodologias de gerenciamento de projetos e implementação e coordenação de PMOs nas áreas Financeira, Tecnologia de Informação, Construção Naval e Petróleo & Gás. Consultora, Instrutora e SME na Projectlab, Professora universitária, certificada PMP, PMI-SP (Scheduling Professional) e ITIL. Autora do capítulo de Gerenciamento de Escopo do livro “Guia profissional de Gerenciamento de Projetos”, e revisora técnica do livro “MSProject 2003”.

Carlos Henrique Santos da Silva , MSc, PMP, PMI-ACP, PMI-RMP, PMO-CP, CSM, CSPO, ASF, SMAC, ISMF, SFC, ITIL & CobiT Foundation

Líder do PMO da IplanRio (Prefeitura do Rio)

Mestre em informática na área de Sistemas de Informação pela UFRJ; pós-graduado em “Análise, Projeto e Gerência de Sistemas”, em “Engenharia de Sistemas de Computação” pela UNESA e em “Gerência e Desenvolvimento de Sistemas C/S” pelo UFRJ/NCE. Extensão em “Projeto de Software Orientado a Componentes” pela PUC Rio e “Gestão Executiva - Programa Líderes Cariocas” pelo UFRJ/COPEAD. Qualificado em “Master In Project Management (MPM)” pela FIRJAN. Membro do Project Management Institute (PMI), da Scrum Alliance, do Information Systems Audit and Control Association (ISACA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atua há mais de 26 anos no mercado de trabalho na área de tecnologia da informação (TI) em gerenciamento e execução de projetos em diversas organizações. Palestrante em eventos de gerenciamento de projetos e tecnologia da informação. Instrutor dos cursos de Gerenciamento de Projetos da Projectlab desde 2005 e Professor dos cursos de MBA da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2010. Já ministrou mais de 250 cursos e treinamentos para mais de 6.000 alunos. Cocriador do curso de “MBA em Governança, Projetos e Serviços de TI (MGPS)” da Escola Politécnica da UFRJ.

Gino Terentim , PMP, PMI-ACP, PSM II, Agile Coach

Instrutor na Projectlab

Pai da Isa, filho da Dona Arlette, do Seu Gino e marido da Lu. É Coordenador Geral de Gerenciamento de Projetos no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Doutorando pela Université de Bordeaux, com MBE em Economia Brasileira pela FEA/USP e MBA em Gerenciamento de Projetos pela ESALQ/USP, possui conhecimento e experiência em Lean, Agile, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projeto. É mentor de Startups, professor e cultivador de plantas carnívoras, empreendendo e buscando tornar o mundo um lugar ainda melhor por meio da educação.

Fabio Cruz , PSM-I, CSM, ASF, ASM, PMP, PMI-ACP, Prince2 Practitioner, PMO-CP

Agile Coach e Agile Enterprise | Empreendedor | Consultor, Mentor e Coach | Palestrante e Trainer | Autor e Voluntário

CEO, Agile Enterprise, Agile Coach, Consultor, Empreendedor, Palestrante, Trainer, Autor e Voluntário, formado em tecnologia da informação, administração de empresas, gerenciamento de projetos, gestão de pessoas e coaching, além de diversas certificações profissionais ligadas as suas áreas de atuação. É sócio e fundador da FabioCruz.com, no qual tem se apresentado como Enterprise e Agile Coach atuando como agente de mudança nos últimos 6 anos, implementando ágil e conduzindo transformações organizacionais, ajudando na melhoria do processo de desenvolvimento de software, ensinando e capacitando novos Scrum Masters, Agile Coaches, Product Owners e Times de Desenvolvimento sobre como construir e entregar software de forma mais rápida, com eficiência e efetividade usando boas práticas ágeis como Alto Valor Agregado, Desenvolvimento Iterativo, Integração Contínua, Automatização de Testes, Melhoria Contínua, Clean Code, Refatoração, Code Review, TDD e BDD, além de Scrum, Nexus, XP e Lean.

André Vidal

Agile Enterprise Coach, Design Thinker, Empreendedor, Escritor

Atua na área de Tecnologia da Informação junto à gestão de projetos, programas, definição de processos de negócio, metodologia, gerência de requisitos e desenvolvimento de software. Experiência em fornecimento de soluções para empresa dos setores de Serviços Financeiros, Telecomunicações, Educação e Treinamentos, onde atuou em diferentes papéis e responsabilidades durante todo o ciclo de vida de projetos voltados ao desenvolvimento de soluções de sistemas e software. Como autor do livro Agile Think Canvas, se especializou em Gestão Ágil de Projetos, focando sua atuação junto ao gerenciamento de equipes multifuncionais em diferentes tipos de projetos, trabalhando diretamente em resoluções de conflitos, negociações comerciais, formação de equipes e comunicações com clientes e partes interessadas, gerindo todo o ciclo de vida de projetos de software, com ênfase ao gerenciamento de escopo, mudanças, riscos, custos e qualidade. Anteriormente trabalhou como membro da equipe do projeto como desenvolvedor, analista de negócios, coordenação e gestão de equipes multi-funcionais de desenvolvimento, Quality Assurance (QA) e testes, com foco em soluções de meios de pagamento, câmbio, riscos, implantação de processos e metodologias, soluções de TI baseadas em cliente-servidor, Business Intelligence e implantação de software e pacotes de soluções. Especialidades: Gerência Ágil de Projetos, Agile Enterprise Manager, PMO, Metodologias Ágeis, Consultor de Negócios, Autor, Pesquisador e Professor.

Rafael Capra

Rafael é especialista em Gestão Visual, disseminador de práticas ágeis em áreas de TI e Negócio. Atua com Coaching para Scrum Masters, Product Owners e Teams no que tange o framework Scrum, e outras práticas de frameworks e ferramentas que apoiam a cultura ágil. Facilitador de reuniões estratégicas e cerimônias com o objetivo de evoluir a comunicação entre as áreas relacionadas (células). Atua no desenvolvimento de ações corporativas e localizadas (nos times de desenvolvimento e negócio) buscando emergir uma cultura que valoriza a colaboração, a liderança e a transparência. Faz avaliação da evolução dos times por meio de métrica com critérios objetivos (pautados, por exemplo, no framework Scrum) e subjetivos, predominantemente humanos. Referência para assuntos relacionados aos métodos ágeis Scrum e Kanban.

Vitor Massari

PMI-ACP, PRINCE2, PMO-CP, PSM-III, PSPO-I, PSD, SPC, CSM, CSPO, CSP, ASF, ASPO, DevOps Master, ITIL, COBIT, SAFe Agilist, CIASP

Sócio-Diretor e Especialista em Agile/Lean da Hiflex Consultoria, possui mais de 18 anos de experiência em projetos de inovação. Atualmente ajuda organizações de pequeno, médio e grande porte a darem passos rumo à agilidade em projetos, tais como Whirlpool Corporation, Kroton Educacional, Grupo Martins, Tecban, Telemont, Brasilprev, Locaweb, Orizon, entre outras. Agilista, gerente de projetos, colunista, blogueiro, instrutor e anárquico, acredita no equilíbrio entre as várias metodologias, frameworks e boas práticas voltadas para gestão de projetos e que os gestores precisam encontrar esse equilíbrio, muito mais do que seguir cegamente modelos predeterminados. Autor dos best-sellers Gerenciamento Ágil de Projetos e Agile Scrum Master no Gerenciamento Avançado de Projetos, lançados pela Editora Brasport.

Carla De Bona

Designer com mestrado em comunicação e semiótica, palestrante e com mais de 12 anos de experiência de mercado. É consultora para projetos de design sprint e UX/UI design em empresas e startups e atua também fazendo mentoria de UX para startups. É Professora do MBA da FIAP e da pós-graduação do IED, além de dar aula no bootcamp de UX da TERA e da Mastertech. Em 2007, foi 2º lugar do WorldSkills Competition, maior torneio de formação profissional do mundo e hoje é mentora de jovens designers e web designers nessa competição. Empreendedora, co-fundadora da {reprograma}, uma iniciativa de impacto social de empoderamento da mulher na tecnologia parceira da Estação Hack do Facebook.

Eliani Figueiró

CEO Elas Projetam e Vice Presidente do PMI-SC.

Professora, instrutora de treinamentos, palestrante internacional, escritora de vários artigos em congressos nacionais e internacionais. Possui 15 anos de experiência em formação de times de alto desempenho em projetos de implantação de ERP e desenvolvimento de software. Possui sólida experiência em gestão de equipes multiculturais, tendo atuado em projetos no Brasil, México, Colombia, Argentina e Portugal. Case de sucesso na implantação do modelo Spotify, gestão horizontal e gestão de riscos organizacionais, etc. Campos de estudo: TOC, Lean, Organizações líquidas, Times de Alto de Desempenho e Gestão de Riscos. Certificada PMP e PMI-RMP pelo Project Management Institute – PMI. Diretora do Programa Theory of Constraints for Education – Brazil

Léo Vitor Redondo

Doutorando em Ciências da Informação pela UFP (Portugal), Mestre em Comunicação Midiática (UNESP), Bacharel em Comunicação Social (UNESP). Docente da Cesusc e Avantis, possui 3 anos de experiência como Head de Experiência e Transformação na Softplan, 4 anos como Consultor de Design Thinking e Inovação na MJV - Innovation Technology e bagagem como empreendedor. É consultor e fundador da Round Consulting. Case de sucesso no Programa InovaAgora e YouRock de intraempreendedorismo e melhoria contínua, experiência do colaborador, cliente é usuário, cultura, gestão de pessoas e liderança - Recentes: Case ANPEI 2018, 2 Prêmios Agile Trends 2018). Mentor de startups, especialista em inovação corporativa, know-how em grandes organizações. Campos de estudo: Organizações líquidas, design thinking, inovação, lean startup, metodologias ágeis, gestão 3.0. VP Relationship no Project Management Institute – PMI SC - Brazil.

Andy Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência na área de TI, dentre os quais mais de 15 anos na liderança e gestão de times de alta performance de projetos e desenvolvimento de software. Iniciou a carreira como programador e chegou a ser um dos principais executivos da terceira maior empresas de desenvolvimento de software do Brasil. Mestrando em Administração, é especialista em Gestão Estratégica de TI e Negócios, Métodos Ágeis e MBA em Gestão de Projetos. É Agile Coach Certified (ICP-ACC), Professional Coach (FCC), Scrum Coach Certified (SCAC), e ainda atuou e é certificado Scrum Master (SMAC) e Product Owner (SPOAC), Lean Change Management Agent, SAFe Agilist, DevOps Professional, além de especialista em Management 3.0. Atua como Agile and Leadership Coach, Digital and Agile Transformation, Lean Coach, Author e Instructor. Tem passagens por grandes empresas de software do Brasil como TOTVS (maior empresa de software brasileira e uma das maiores do mundo), Benner (terceira maior empresa de software do Brasil) e Desbravador (maior empresa brasileira no desenvolvimento de software para hotelaria, e uma das maiores do mundo), nas quais atuou como Executivo, Project Manager, Product Manager, Scrum Master, Product Owner e Líder de Times de Alta Performance. É autor do livro A ESSÊNCIA DO AGILE COACH e ainda fundador do Agile Institute Brazil. É o produtor, instrutor e facilitador dos cursos Professional Agile Coach – PACC, Professional Agile Leader – PALC e um dos idealizadores da Strategic Inception, técnica de planejamento e alinhamento estratégico colaborativo. Andy Barbosa é ainda um inovador e entusiasta, e tem como propósito Disseminar a Agilidade, transformando positivamente a vida das pessoas e os resultados dos negócios.

Leandro Sanches

Leandro é Agile Coach na Hiflex Consultoria, empresa que atua em consultoria, mentoring e coaching focada em transformações organizacionais, mudança de cultura e mindset através de métodos ágeis e abordagens enxutas. Com 21 anos de experiência na área de TI em ambientes altamente restritivos, trabalhando diretamente com Órgãos Públicos gerenciando diferentes áreas como Suporte, Help Desk, Infraestrura e Desenvolvimento de Sistemas. Também atua como trainer, coach, palestrante e consultor. Atualmente atua como Agile Coach e agente de mudança, nos últimos 3 anos implementando ágil e conduzindo transformações organizacionais em empresas públicas e privadas, ajudando na melhoria do processo de desenvolvimento de software, ensinando e capacitando novos Scrum Masters, Agile Coaches, Product Owners e Times de Desenvolvimento sobre como construir e entregar produtos de forma mais rápida, com eficiência e efetividade usando Lean, Lean Inception, Lean Statup, Design Thinking, Cynefin, Scrum e método Kanban.

Roberto Rodnei

Agile Enterprise Coach, Design Thinker, Agente de Transformação Lean e Agilista apaixonado.

Atua na área de Tecnologia da Informação junto à gestão de projetos, programas, definição de processos de negócio, metodologia, gerência de requisitos e desenvolvimento de software. Experiência em fornecimento de soluções para empresa dos setores de Serviços Financeiros, seguros, Indústria Farmaceuticas, Automobilística, Telecomunicações, Educação e Treinamentos, onde atuou em diferentes papéis e responsabilidades durante todo o ciclo de vida de produtos voltados ao desenvolvimento de soluções de sistemas e software. Como participante do livro Agile Think Canvas, se especializou em Gestão Ágil de Produtos, focando sua atuação junto ao gerenciamento de equipes multifuncionais em diferentes tipos de produtos/projetos, trabalhando diretamente em resoluções de conflitos, negociações comerciais, formação de equipes e comunicações com clientes e partes interessadas, gerindo todo o ciclo de vida de projetos de software, com ênfase ao gerenciamento de escopo, mudanças, riscos, custos e qualidade. Anteriormente trabalhou como membro da equipe do projeto como desenvolvedor, analista de negócios, coordenação e gestão de equipes multi-funcionais de desenvolvimento, Quality Assurance (QA) e testes, com foco em soluções de meios de pagamento, câmbio, riscos, implantação de processos e metodologias, soluções de TI baseadas em cliente-servidor, Business Intelligence e implantação de software e pacotes de soluções. Especialidades: Gerência Ágil de Projetos.

Rogério Saab

Formado em Administração de Empresas pela UnB - Universidade de Brasília e Mestre (MSc) em Global Banking and Finance pela Regent’s University, na Inglaterra, possui ainda MBA em finanças pelo Ibmec. Funcionário de carreira da Caixa, foi Superintendente Nacional de Benefícios Sociais, operando algumas das principais políticas públicas nacionais, dentre elas os programas Bolsa Família, FIES, Seguro Desemprego e PIS. Foi Gerente Executivo na Caixa Participações e Gerente Nacional de Inovação, responsável pela criação de ambas as áreas, além de contribuir na estruturação de empresas do conglomerado em Conselhos de Administração. Atuou ainda como Consultor do Presidente e tem passagem pelo Banco ibi (adquirido pelo Bradesco). Lecionou como professor substituto no Departamento de Contabilidade da UnB e atualmente é conselheiro do Sistema B no Centro Oeste. Investidor anjo em algumas startups, atua como advisor para novos negócios e estruturação de iniciativas de inovação corporativa.

Lurdete Catia Fontaniva

Atuo como facilitadora do processo de desenvolvimento de software, disseminando a cultura ágil. Possuo graduação em Tecnologia da Informação, com Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão de Projetos de TI. Trabalho com Agilidade a 6 anos, e tenho experiência em empresas da área pública e privada. Sou ativa na comunidade ágil de Porto Alegre, RS e participo de eventos que possuam como objetivo disseminar o conhecimento. Gerencio processos relacionado ao desenvolvimento de software, atendimento ao cliente, qualidade e melhoria contínua. Realizo treinamentos práticos os quais objetivam entender como a cultura ágil pode facilitar o desenvolvimento de novas soluções e entrega de valor ao cliente e à organização. Apaixonada por pessoas e por inovação, busco desenvolver meu trabalho de forma dinâmica, gosto de compartilhar conhecimento, proporcionar crescimento e desenvolver pessoas. Tenho disponibilidade para viagens e desafios que possam impactar positivamente a vida das pessoas.

Daniel Mello , PMP, PMI-ACP, CSM, CSPO, MBA

Instrutor na Projectlab

Agile Projects Manager da Plataformatec, atua em projetos de desenvolvimento de sistemas desde 1997. Acumulou vasta experiência na indústria financeira, passando por empresas como BankBoston, Itaú Argentina, Bradesco, Unibanco, Itaú-Unibanco entre outros. Formado como técnico em processamento de dados pela ETESP, Bacharéu em ciências da computação pela Universidade São Marcos, Especialista em Consultoria Web pelo IPEN/USP e CEETPS, MBA em Business Administration pela FGV, onde desenvolveu TCC com tema em "Aplicação de Lean Startup no Brasil" . Desde 2012 tem atuado como coach, multiplicador e mentor práticas em gestão de projetos de ágeis de sistemas, foi um dos primeiros certificados PMI-ACP do Brasil. Gerente de Projetos do case "MDS Ágil" para implantação de métodos ágeis no Itaú-Unibanco, case vencedor do prêmio E-finance de melhor projeto de engenharia de software de 2014 na indústria financeira nacional.

Antonio Muniz Head Agilidade e DevOps SulAmérica

Entusiasta de agilidade, automação, DevOps, inovação, Lean, mentoria de carreira, OKR e transformação digital. Graduado em tecnologia na Unigranrio, especialista em Gestão de TI na FGV e mestre em administração pelo Ibmec. Certificado Exin DevOps Professional, Exin DevOps Master, Exin Lean IT, Scrum Master, SAFe Agilist, PMP, ITIL®, Cobit, MCSE e MCT. Trabalha atualmente com DevOps e Lean na SulAmérica, é líder educacional na AdaptNow e professor de MBA no Ibmec e PUC-MG. Idealizador e coautor de três livros colaborativos (“Jornada DevOps”, “Jornada Ágil e Digital”, “Jornada Ágil de Qualidade”) e cofundador da comunidade Jornada Colaborativa. Vivência de 15 anos facilitando workshops corporativos e lecionando em universidades, com palestras aprovadas em eventos em diversas cidades, tais como: DevOps Days, TDC, Agile Trends, Campus Party, empresas de vários segmentos e meetups. 

Déborah Zavistanavicius Zapata

Há 26 anos atuando em diversos papéis dentro de times de desenvolvimento multidisciplinares, desde 2008 com framework Scrum e métodos ágeis. Cursando MBA de Liderança, Inovação e Gestão pela PUC RS, pós-graduada em Engenharia de Qualidade de Software pelo Senac, Atualmente Agile Coach na Agile Think e Professora do curso de extensão de Gestão Ágil com Scrum na PUC SP Especialista em facilitação e comunicação como mentoring para execução dos projetos portfólio/priorização e performance do time. Desde 2018 atua como voluntaria do PMI-SP em área de ações sociais, ministrando cursos de inglês (nível avançado) e auxiliando na coordenação dos cursos de inglês e espanhol. Atualmente, Gerente de Programas para Eventos.

Renata Nigri

Coach e gestora de projetos com mais de 20 anos de experiência em grandes e médias empresas. Já apoiou centenas de profissionais em gestão de projetos e transição de carreira, entre executivos, gerentes de projeto e suas equipes, visando aumentar o patamar de sucesso e níveis de performance. Possui certificações internacionais, PCC (Professional Certified Coach) pela ICF (International Coaching Federation), e PMP pelo PMI (Project Management Institute). Professora universitária, experiente em treinamentos de gerenciamento de projetos, liderança e desenvolvimento de equipes. Seu propósito é contribuir para a formação de uma liderança mais humana, conectada com as mudanças dos novos tempos e que engaja verdadeiramente as pessoas.

Haendel Motta

Psicólogo (UFF), pós-graduado em Clínica Psicanalítica (UFF) e mestre em Psicologia Clínica (PUC-RJ). Aprovado para o Corpo de Saúde da Marinha em 2007, atende militares e seus familiares em serviço com volume ininterrupto de casos e rico em variedade de demandas (que já lhe permitiu ultrapassar dez mil horas de experiência em atendimento clínico). Com o progresso na carreira, passa a chefiar equipes e a se interessar também pelos temas organizacionais. Desde então, pesquisa e produz interfaces entre a clínica psicanalítica e a gestão de pessoas, também de olho no contexto líquido e de acelerada transformação atual. Por meio de artigos, palestras e workshops, procura revisitar temas ligados ao fator humano nas instituições, oferecendo um olhar com base em Freud e Lacan, além de Herzberg, Bauman, Taleb e outros autores, sempre movido pelo desejo de fazer diferença e trazer resultados ao ambiente de trabalho.

Marcantonio Fabra

Doutorando em Projetos pela UNINI (México) e Mestre em Logística pela PUC-RJ. Possui o MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, é certificado PMP pelo PMI, Master in Project Management pela George Washington University e certificado EXIN Agile Scrum Master. É consultor em gerenciamento de projetos com 25 anos de experiência na área tendo atuado em empresas de grande porte como Vivo, Oi e Cepel. Atualmente é sócio-diretor da Fabra onde atua em consultoria, palestras e treinamentos sobre o tema. É professor em instituições de ensino tais como FGV, PUC-RJ, Fundação Dom Cabral, UFRJ, IAG e Projectlab, com 32 anos de experiência acadêmica. Recebeu em 2012 o prêmio de Excelência em Educação e em 2017 o Diploma de Mérito Universitário, ambos na PUC-RJ. É coautor dos livros Gerenciamento de Projetos (Editora FGV - 2009) e do livro PMO - Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática (Editora Brasport – 2012).

Valeria Gutierrez

Valeria tem grande experiência em projetos do Setor de Oil & Gas. Habilidades em estratégia, negociação, organização, comunicação e liderança. Ao longo dos vários projetos que gerenciou, desenvolveu a habilidade de liderar equipes multidisciplinares e motivá-las para em colaboração atingirem a visão do projeto, tendo uma comunicação clara, tratando os conflitos e tomando decisões. Vasta experiência em comunicação com clientes, parceiros e time do projeto. Experiência na implantação de escritórios de projetos, gestão de projetos, programas e portfólio, gestão de conhecimento e implantação de comunidades de práticas visando colaboração entre diferentes projetos das organizações tanto em nível tácito quanto explícito. Palestrante em seminários e workshops, entre outros: A arte de lidar e liderar em ambientes de projetos, TED Liderança de Equipes Virtuais, Gestão de Conhecimento aplicado à GP na prática. Aliando a experiência prática com a acadêmica: professora convidada nos MBAS de Gerenciamento de Projetos da UERJ e UFF.

Sonia Lopes

CEO da TIP Projetos, empresa de consultoria e treinamento em gerenciamento de projetos, gestão de mudança, gestão estratégica de sustentabilidade e negociação. Mestre em Preservação do Patrimônio Histórico pela UFRJ, Doutora em Administração pela UNR (Argentina), com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, certificada como PMP pelo PMI, Scrum Master pela Scrum Alliance, coach certificado pela Sociedade Latino-americana de Coaching, certificação HCMP® 3G Expert Professional pelo Human Change Management Professional (HUCMI) e arquiteta pela UFRJ. Atua como empresária, palestrante, professora e consultora de projetos. Autora dos seguintes livros: Negociação (2009 – Editora FGV), Métodos ágeis para arquitetos e profissionais criativos (2015 – Brasport) e Sustentabilidade: gestão estratégica na prática (2018 – Brasport). Palestrante e professora de pós-graduação MBA de Gerenciamento de Projetos LabCEO-UFF. Ex-professora de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos da FGV e de Projeto de Arquitetura da FAU-UFRJ.

Luis Cáceres

Managing consultant da Improving Performance LATAM LLC. Listado em 83º no ranking “130 Top Project Management Influencers” de 2019, especialista em integrações pós-fusão (post-merger integration) e Subject Matter Expert em gestão da mudanças. Um dos primeiros instrutores em Change Management credenciado pela APMG International na América Latina; autor do livro “Murphy on Projects: causas de falhas em projetos e como preveni-las”. Seus artigos superam os 150.000 leitores e seus webinários mais de 60.000 PDUs outorgados. Em 20 anos de experiência gerenciando projetos de diferentes áreas em PMOs internacionais, incluindo finalista do prêmio “PMO do Ano 2012”. Tem assessorado transformações que totalizam mais de US$ 6 bilhões, entre elas duas das maiores fusões e aquisições na América Latina (2012 e 2014), assim como assessorado processos de gestão de mudanças para adoção de tecnologias e serviços de e-government para entidades do governo colombiano. Passagens por empresas como KPMG, EXPERIAN, CHUBB.

Ivo Michalick

Profissional com mais de 30 anos de experiência em projetos, possui bacharelado e mestrado em Ciência da Computação pelo DCC/UFMG, certificações PMP e PMI-SP pelo PMI (Project Management Institute) em gerenciamento de projetos e CPCC pelo CTI - Co-Active Training Institute na área de coaching, além de vasta experiência na gestão de grandes projetos, programas e portfólios de indústrias como logística, mineração, energia, defesa, saúde, TI, óleo e gás e telecomunicações no Brasil e no exterior. Desde 2006 é sócio diretor da M2 Consultoria e Coaching, pela qual presta serviços de consultoria, treinamento e palestras em gerenciamento organizacional de projetos e habilidades comportamentais, além de atender clientes de coaching. Coordenador de cursos de gerenciamento de projetos do IETEC, voluntário global estratégico do PMI e graduado pelo PMI Leadership Institute Master Class. Palestrante de renome, autor de vários artigos no Brasil e exterior e colaborador de cinco livros.

Fábio Torres

Fabio Torres é Head of Agile, desempenhando o papel de Enterprise Agile Coach em uma fintech em São Paulo. Também ministra aulas para a pós-graduação em arquitetura de interiores na FACISA (Campina Grande). Formado em arquitetura, direcionou sua carreira para gestão e melhoria contínua de processos, liderando hoje a equipe Ágil da empresa, tendo impacto direto em quase 150 pessoas.

Karen Smits

PhD, Antropóloga Organizacional, Consultora Cultural de Negócios, Pesquisadora e Palestrante. Especialista internacional em Antropologia Organizacional. Seu livro “Cross Culture Work: Practices of Collaboration in the Panama Canal Expansion Program” recebeu muita atenção no mundo do gerenciamento de projetos. Palestrante TED, Karen reside atualmente na Australia e está atuando como consultora de Cultura de Negócios e ajuda as empresas e funcionários com o desenvolvimento da colaboração intercultural, mudança organizacional e iniciativas de crescimento. É frequentemente convidada para falar em conferências, eventos corporativos e universidades. Suas apresentações são informativas, interativas e inspiradoras, fundamentadas pela pesquisa acadêmica e personalizadas com histórias da vida real, as palestras de Karen sempre são dinâmicas.

Walther Krause

Profissional executivo com larga experiência nacional e internacional em Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Gestão de Controles Internos, Tecnologia de Informação, Engenharia e Telecom, Certifica do PMP (Project Management Professional – PMI) e Lean SixSigma Green Belt. É Gerente de Governança Corporativa da Claro, Formação em Engenharia e MBA e Mestrado em Gestão. É Ex-Presidente do PMI-Rio (Project Management Institute). Coordenador da Comissão de Estudos Especiais da ABNT – para desenvolver as normas da família ISO 21.500. Professor da FGV Management e do IAG/PUC.

Rodrigo Caixeta

Gerente de Projetos do Ano em 2014 pela revista Mundo PM. Graduado em Computação com MBA em Gerenciamento de Projetos e Gestão de Negócios. Mais de 19 anos de experiência com projetos que TI, Consultoria, Construção em médias e grandes empresas, nacionais e internacionais. Responsável pela transformação Ágil e mudança de Mindset de grandes organizações. Atualmente leva seu conhecimento de Agilidade e Gestão atuando como Diretor de projetos na Cushman & Wakefield gerenciando um projeto com mais de 800 pessoas. Professor e palestrante em Agilidade, Gerenciamento de Portfólio, Programas e Projetos. Nos últimos anos tem ajudado centenas de pessoas a passar no exame de certificação em gestão de projetos em métodos tradicionais e ágeis. Fundador da ScrumGame Simulator www.scrumgame.com.br, um simulador para métodos ágeis com projeção internacional. Um dos únicos profissionais no Brasil com experiência prática de Agilidade em campos que vão de TI à Construção Civil.

Victor Gonçalves

Diretor de Inovação da ADDTECH

Diretor de Inovação da ADDTECH, empreteco, membro da World Futures Studies Federation (Unesco Partner) e da Neuromarketing Science & Business Association (NMSBA), especialista em Design Thinking pelo MIT e pela University of Virginia, Gestão Estratégica pela Copenhagen Business SchoolMaster, em Neurociência pela UFF e Antropologia pela ESPM-RJ. Autor de 3 livros, criador do podcast “Inovação sem Romance”, palestrante e trainer, professor da FGV RJ e da Belas Artes em SP, criador do Serviços pelo Mundo, projeto onde compartilha reflexões de inovação nas descobertas que fez pelo mais de 30 países que conheceu.