O Agile pode dar mais resultado fora da TI. Você sabe por que?

O CUBO Talks do último dia 05 de setembro em Curitiba, no auditório do ESIC, foi um sucesso!

Tivemos a presença do CEO, Agile Enterprise, Agile Coach, Consultor, Empreendedor, Palestrante, Trainer, Autor e Voluntário, Fábio Cruz. Fábio, é formado em tecnologia da informação, administração de empresas, gerenciamento de projetos, gestão de pessoas e coaching, além de diversas certificações profissionais ligadas as suas áreas de atuação.

É sócio e fundador da FabioCruz.com, no qual tem se apresentado como Enterprise e Agile Coach atuando como agente de mudança nos últimos 6 anos, implementando ágil e conduzindo transformações organizacionais, ajudando na melhoria do processo de desenvolvimento de software, ensinando e capacitando novos Scrum Masters, Agile Coaches, Product Owners e Times de Desenvolvimento sobre como construir e entregar software de forma mais rápida, com eficiência e efetividade usando boas práticas ágeis como Alto Valor Agregado, Desenvolvimento Iterativo, Integração Contínua, Automatização de Testes, Melhoria Contínua, Clean Code, Refatoração, Code Review, TDD e BDD, além de Scrum, Nexus, XP e Lean.

Em sua palestra, Fábio fala sobre como todo mundo acha que o Tal do Agile só dá resultados na área de TI, e que suas práticas foram feitas somente para a TI. Esta afirmação além de ser um grande engano, vem se mostrando cada vez mais frágil quando olhamos para a velocidade e impacto dos resultados que estão sendo gerados por empresas que não são de tecnologia, e pelos movimentos de transformação apoiados em métodos e práticas ágeis que estão sendo feitos, e muitas vezes orquestrados, por áreas fora da TI de diversas empresas brasileiras.

O objetivo desta palestra é falar sobre a possibilidade do Agile gerar mais resultados positivos, e mais rapidamente, fora da TI do que na própria TI, mostrando que o Agile não é uma modinha e muito menos uma exclusividade do pessoal da informática, e que muitas vezes justamente a galera da TI não está sabendo utilizar, aprender e evoluir com Agile tão facilmente como outras áreas estão, mostrando que talvez áreas não TI sejam naturalmente mais ágeis do que a TI. Será que isso é verdade?

Confira um pouco como foi a palestra no teaser abaixo: