Curso

Programa de Certificação C-AP

Fazer a formação Agile Professional é uma excelente forma de obter um conhecimento amplo e robusto do Mundo Agile. Mas se tornar um C-AP (Certified Agile Professional), manda uma mensagem para o mercado de que você não só tem o conhecimento, mas pode comprova-lo através de certificações profissionais do mercado e é participativo nos eventos e desenvolvimento profissional contínuo.

0 out of 0 steps completed0%
0 Lições


O que é a Certificação C-AP?

C-AP significa Certified Agile Professional e comprova que o o profissional detentor dessa certificação tem um conhecimento abrangente do mundo Agile. Comprova que domina não apenas um ou outro tema ágil, mas nada menos que 8 ou talvez 10 dos temas mais importantes do conhecimento Agile atual. A comprovação desse conhecimento se dá através da participação de cursos e eventos públicos que sejam específicos de cada área, que chamamos de Domínios, e também obtendo certificações profissionais reconhecidas pelo mercado em várias dessas áreas.

 

Como se tornar um C-AP?

Para você conquistar a Certificação C-AP CERTIFIED AGILE PROFESSIONAL são basicamente 6 requisitos que você tem que cumprir:

1 –  Realizar treinamentos reconhecidos no mundo Agile (ACE)
2 – Conquistar um mínimo de certificações do mercado, de sua escolha (AC)
3 – Participar de eventos e oficinas do setor (ASE)
4 – Fazer isso em 8 dos 10 Agile Domains (Domínios de Conhecimento Agile)
5 – Conquistar no mínimo 215 CLUs
6 – Escrever um Case que retrate a sua experiência no assunto, mostrando que de fato atua profissionalmente nesta área.

 

CLUs – Competency Level Units

Ao realizar conquistas no seu trajeto rumo ao C-AP, você vai ganhando pontos que atestam o seu nível de competência, chamados CLUs – Competency Level Units. Cada curso, evento ou certificação pertinente ao AGILE PROFESSIONAL que você conquista, gera CLUs que você acompanha direto do seu perfil no portal Agile Professional.
Para ser um C-AP, você precisa conquistar um mínimo de 215 CLUs, distribuídos em pelo menos 8 de 10 domínios.
Confira no Infográfico abaixo os CLUs necessários para cada Domínio. Vamos entender isso direito:

Download do Infográfico AGILE PROFESSIONAL

 

ACE – Accredited Core Education

Para cada Domínio de conhecimento você precisa conquistar um mínimo de CLUs em cada categoria. A categoria ACE é onde estão os cursos reconhecidos no mercado sobre cada assunto. Se o curso for reconhecido pela C-AP, cada hora de curso vale um CLU. Esse requisito está totalmente coberto para quem está fazendo a formação AGILE PROFESSIONAL, com 10 cursos robustos.

Porém, se você já fez um curso em algum dos assuntos cobrem os domínios existentes, você pode ganhar pontos por eles e se cumprir o mínimo para esse domínio, já pode seguir adiante! Para isso, deve estar em contato conosco para saber se o seu curso é reconhecido e submeter seu certificado de conclusão.

Para que seu curso seja avaliado e você ganhar CLUs, você tem que estar no Programa de Certificação C-AP.

AC – Accredited Certifications

Alguns domínios, não todos, requerem que você também obtenha CLUs nessa categoria, que são as Certificações Agile do mercado. Se no mercado existem várias certificadoras oferecendo uma variedade de certificações, entendemos que o mercado já está maduro nesse domínio e que uma certificação seria importante para mostrar que você é qualificado, além de fazer um curso.

Como existem cerca de 91 certificações diferentes que você pode escolher (veja a tabela de todas), procure obter aquela que você acha que o ajudará mais no seu objetivo profissional. Saiba que o mercado não reconhece todas da mesma forma, assim analise com cuidado. Em breve nós vamos ajuda-lo com um Guia Completo de Certificações Agile. Por enquanto, verifique quantos CLUs cada certificação vale e verifique se é suficiente para atender ao requisito do Domínio. Você precisa ter pelo menos uma certificação que tenha o mínimo de CLUs requeridos no domínio em questão.  Excepcionalmente, os CLU’s referente à certificação obrigatória do LEAN podem ser substituídas por outro domínio eletivo.

Da mesma forma, se você já tem uma ou mais certificações que estão na nossa lista, submeta o seu certificado por email que nós lhe daremos a pontuação pertinente, desde que você esteje inscrito em nosso Programa de Certificação C-AP. Mas repare que a pontuação vai mudar quando publicarmos o resultado do Guia.

ASE – Accredited Supplementary Education

Além do curso e quando pertinente, uma certificação profissional, você também precisa complementar sua formação com eventos de mercado, chamados de Accredited Supplementary Education. Esses eventos podem ser oficinas, palestras, webinars, conferências, desde que sejam reconhecidos pelo programa AGILE PROFESSIONAL. Deve também ser claramente associado ao domínio em questão. Para ter os CLUs, participe do nosso Programa de Certificação C-AP e entre em contato conosco para mais instruções. Aqui também cada hora de participação vale um CLU. Se você pertence ao CUBO do Conhecimento, deve poder obter todos os CLUs necessários de seus eventos online ou presenciais. Dê preferência por oficinas presenciais para que possam vivenciar dinâmicas e networking mais rico.

Apresentação de um CASE

Para atestar que você, como C-AP, é um profissional com experiência, você precisa mostrar isso ao mercado. Nada melhor para isso do que construir um Case em torno de alguma vivência profissional sua, onde você descreva como utilizou o conhecimento de um ou mais Domínios para atender à necessidade da situação.

O CASE tem que seguir um formato específico e atender a alguns requisitos de conteúdo, além de ser aprovado por um SME do Programa. Uma vez o CASE aprovado e seus CLUs todos em dia, ele poderá ser publicado no CUBO, com sua permissão e os melhores CASES poderão ser  convidados a se apresentar num evento do CUBO. É uma excelente oportunidade de destaque profissional onde você e seu CASE serão divulgados para milhares de profissionais da área e ficará eternizado em vídeo no acervo do CUBO.

Mentoring do CASE

O Programa C-AP inclui não somente todo o processo de elegibilidade, o reconhecimento e auditoria dos certificados apresentados e CLUs acumulados, mas também o mentoring de um SME ou corpo docente para desenvolvimento do seu CASE. Esse mentoring é feito em uma sessão individual com o Mentor escolhido por você dentre os disponíveis, além da revisão final do documento para publicação.

Grupo Exclusivo Agile Professional

Membros do programa C-AP tem acesso a um grupo exclusivo no WhatsApp. O grupo é um ambiente rico de networking e troca, um dos grandes valores agregados do programa.

R$570 - Comprar